Secretários de Saúde participam de oficinas temáticas da Rede de Saúde

Os secretários municipais de Saúde de boa parte dos municípios que compõem a regional de saúde de Rosário participaram, durante toda a semana, de oficinas temáticas para rediscutir as cinco Redes de Saúde da grade oferecida pelo Ministério da Saúde.

A coordenação intergestores Regional de Rosário – CIR Rosário participou dos cinco dias de evento promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) e Federação dos Municípios do Maranhão (FAMEM).

As oficinas ocorreram no Praia Mar Hotel, em São Luis, entre os dias 13 e 17 deste mês.

A ideia é reorganizar as redes de saúde a fim de melhorar os investimentos em saúde no estado, que está muito defasado e desproporcional pelo número de habitantes. Outra ideia é que cada região possa construir sua rede para suprir as necessidades de acordo com a capacidade de instalação de seus municípios.

Por exemplo: A Regional de Saúde de Rosário, que compõe 12 municípios (Axixá, Bacabeira, Barreirinhas, Cachoeira Grande, Humberto de Campos, Icatu, Morros, Presidente Juscelino, Primeira Cruz, Rosário, Santa Rita e Santo Amaro) analisaram suas demandas e capacidades e propuseram pactuar diversos serviços, cada um em sua rede distinta.

As redes de saúde discutidas durante as oficinas foram: Rede de Pessoas com Deficiência; Rede de doenças Crônicas; Rede de Urgência e Emergência; Rede de Atenção Psicossocial; e Rede Cegonha.

Graças ao empenho dos secretários de saúde, a região do Munim e Lençóis, deverá receber novas instalações de grandes serviços de saúde pública, ao tempo em que, na proposta, os serviços foram devidamente distribuídos para facilitar o acesso a todos os 12 municípios da regional.

Embora houvesse sido feito propostas, as regionais precisam aprovar em CIR para pactuar. Só assim, e com a aprovação do MS, serão possíveis a instalação desses serviços.

Visando agilizar o processo, a CIR-Rosário realizará, na manhã deste sábado, 18, uma reunião extraordinária para tratar exclusivamente das propostas das redes temáticas de saúde.  

Parabéns aos gestores!