Secretaria de Saúde de Bacabeira intensifica combate ao mosquito da Dengue

A Prefeitura de Bacabeira, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação de Endemias, está intensificando o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

A equipe formada por homens e mulheres receberam treinamento especializado para combater e eliminar possíveis focos da larva do inseto. Todos eles passaram por um rigoroso treinamento promovido pela secretaria de Saúde com profissionais das áreas da Endemias, Atenção Básica, Epidemiologia e Estratégia Saúde da Família.

Além dos serviços de investigação das larvas, os agentes de campo também atuam nas residências para conscientizar a população dos riscos da doença e da proliferação do mosquito nos quintais.

  • Os agentes têm papel fundamental no combate e eliminação de focos do vetor da doença, e a presença deles nas ruas e casas ajudará a manter o município seguro, sem casos registrados da doença em 2017”. Disse o Secretário Jefferson Calvet

Segundo o coordenador de Endemias de Bacabeira, Ribamar Carvalho, os agentes estão preparados para o desafio proposto que é atuar nas áreas, buscando orientar a população e eliminar sinais de focos de mosquito.

 

  • Fizemos um treinamento específico para todos eles, inclusive, eles foram capacitados para realizar o Levantamento Rápido do Índice de Infestação (LIRA), que de forma rápida e segura consegue-se medir o risco de epidemia da cidade”. Explicou o coordenador.